segunda-feira, junho 22, 2026
HomeEstado do CearáPEC Nordeste 2026 se consolida como ‘PEC Brasil’ e terá participação da...

PEC Nordeste 2026 se consolida como ‘PEC Brasil’ e terá participação da SDE e vinculadas no Centro de Eventos




A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e suas vinculadas terão uma participação de destaque ao longo dos três dias de programação. A presença institucional do Governo do Estado será dividida em dois grandes espaços estratégicos, contemplando stands institucionais para atendimento ao público. O primeiro reunirá as ações da Secretaria ao lado das vinculadas: Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Junta Comercial (Jucec), Complexo do Pecém (Cipp), Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

O segundo espaço será focado na atuação direta das secretarias executivas, apresentando as principais políticas e projetos voltados para os setores da indústria, do comércio e do agronegócio.

Além da exposição institucional, a SDE programou o lançamento oficial de um levantamento inédito sobre a carcinicultura (criação de camarão) no estado, realizado em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA).

O evento também abrigará a segunda etapa do Circuito de Exposição do Estado do Ceará, impulsionando a movimentação pecuária na capital.

O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, detalha o impacto técnico e prático que a feira traz para os produtores cearenses. Ele enfatiza que a programação — que inclui três leilões (de cavalos, bovinos, ovinos e caprinos), seminários técnicos, discussões sobre exportação no programa Agro BR e painéis dedicados às mulheres do agro — reposiciona o estado na vanguarda do setor.

O evento terá entrada gratuita, mas contará com uma forte corrente de solidariedade voluntária. Pela primeira vez, a SDE fechou parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepa), que promoverá campanhas de arrecadação de ração, além de oferecer serviços de vacinação e doação de coleiras.

O programa Ceará sem Fome, coordenado pela primeira-dama Lia de Freitas, estará presente com equipes mobilizadas para recolher doações de alimentos não perecíveis destinados às famílias cadastradas no programa que vivem em situação de vulnerabilidade social.



Fonte da matéria

EM ALTA