segunda-feira, junho 22, 2026
HomeLEGISLATIVODr. Luciano Girão destaca propostas de saúde preventiva e educação ambiental no...

Dr. Luciano Girão destaca propostas de saúde preventiva e educação ambiental no programa “Plenário da Cidade”


Dr. Luciano Girão destaca propostas de saúde preventiva e educação ambiental no programa “Plenário da Cidade”

O vereador Dr. Luciano Girão (PDT) foi o entrevistado da edição do programa “Plenário da Cidade” exibida nesta segunda-feira (22). Em conversa com o apresentador Marcelo Moreno, o parlamentar apresentou projetos e iniciativas desenvolvidos ao longo do mandato, com destaque para ações voltadas à promoção da saúde e à educação ambiental. O programa foi ao ar na TV Câmara Fortaleza (canal 7.2) e pode ser revisto no canal da CMFor no YouTube.

Um dos temas centrais da entrevista foi a defesa de um Programa Municipal de Combate ao Sedentarismo em Fortaleza, proposta apresentada pelo vereador com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e ampliar o acesso da população à prática de atividades físicas.

“Essa é uma pauta com a qual eu me identifico muito. Eu já fui obeso e sei da necessidade de se ter práticas saudáveis e trazer isso para o cotidiano, como forma de favorecer a saúde. A obesidade é uma questão de saúde pública que merece ser constantemente debatida, com incentivos às práticas esportivas, e isso vai se refletir no cotidiano das pessoas”, defendeu o Dr. Luciano Girão (PDT).

Segundo o parlamentar, a proposição prevê a integração entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Esporte para desenvolver ações permanentes de conscientização, especialmente no ambiente escolar. “Com essa intersetorialidade, a Prefeitura poderia capacitar profissionais de educação física, criar grupos comunitários de atividades, equipar melhor as praças. Naquelas praças onde há academia ao ar livre, a Prefeitura poderia fazer um convênio com as faculdades para ter estagiários supervisionados, chamando e incentivando as pessoas naquele equipamento de academia ao ar livre”, complementou.

A pauta ambiental também esteve presente na conversa. O vereador explicou os objetivos da proposição para incluir a educação ambiental na grade curricular da rede municipal de ensino. “A ideia é promover uma educação ambiental que comece desde a educação infantil, para a criança incorporar a necessidade de defender o meio ambiente e a sustentabilidade, e que leve para casa e passe a influenciar os pais. Com isso, a gente faz uma cadeia”, defendeu o parlamentar.

A proposta prevê a abordagem de temas relacionados à sustentabilidade desde a educação infantil, com o objetivo de criar uma cultura de preservação ambiental. Segundo o parlamentar, os resultados seriam percebidos a médio e longo prazo, refletindo em iniciativas como a reciclagem, o descarte adequado de resíduos sólidos e a valorização dos ecossistemas urbanos.

Ao final do programa, o vereador agradeceu a oportunidade de apresentar suas propostas e reforçou o compromisso com a participação popular na construção do mandato. O Dr. Luciano Girão (PDT) também convidou os fortalezenses a acompanharem as atividades legislativas e a contribuírem com sugestões para o desenvolvimento da cidade.

Fotos: Luciano Melo



Fonte da matéria

EM ALTA