O município de Baturité será o primeiro da região do Maciço a receber a entrega de títulos de propriedade rural pelo Governo do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). A solenidade ocorrerá na próxima quinta-feira (2/7), às 9 h, na Câmara Municipal, e contará com a presença da vice-governadora Jade Romero.
A ação é resultado dos trabalhos de regularização fundiária iniciados após a assinatura da Ordem de Serviço para atuação na Grande Fortaleza e no Maciço de Baturité, realizada durante a Festa de São José, em Caucaia, no dia 19 de março deste ano. Em abril, o Idace promoveu audiência pública na região para apresentar o projeto e orientar a população sobre as etapas do processo.
Desde esse período, somente em Baturité, já foram medidos 227 imóveis rurais, cadastrados 715 imóveis e identificadas 384 posses rurais. Nesta primeira etapa do trabalho, cerca de 40 famílias receberão o papel da terra, alcançando mais segurança jurídica e acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural.
Equipe do novo escritório regional em atividade na região.
Para fortalecer o acompanhamento das ações na região, o Idace implantou neste ano um escritório regional em Baturité, instalado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, parceiro fundamental na mobilização das famílias e no apoio aos trabalhos de campo. O escritório funciona na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baturité, localizada na Avenida Dom Bôsco, nº 578, no Centro da cidade.
A iniciativa é realizada em parceria com a Ematerce, a Prefeitura de Baturité, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baturité e a Câmara Municipal.
Entrega de Títulos de Propriedade Rural em Baturité
Quinta-feira, 2 de julho, às 9h
Câmara Municipal de Baturité
Rua Cícero Segundo, 1215, Baturité-CEVoltar ao topo
Fonte da matéria
