Vinte e quatro jovens parlamentares eleitos para o programa “Parla, Jovem!” participaram, nesta terça-feira (23), de uma formação promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor). A atividade, realizada na sede da CMFor, marcou o primeiro contato dos estudantes com o funcionamento do processo legislativo e integrou a programação preparatória para o início das sessões simuladas do programa.
O presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB), destacou a importância da iniciativa de aproximar os jovens do funcionamento do Legislativo.

“Hoje, eles iniciaram o treinamento sobre como é conduzida uma sessão plenária, como são debatidos os projetos e qual o caminho que esses projetos percorrem. Pela primeira vez, eles estiveram presentes em uma sessão ordinária, vendo como funciona. Procurei explicar cada bloco da sessão, exatamente para fomentar a curiosidade de cada um, para que cada jovem representante conheça o papel do vereador e da política”, resumiu o presidente.
A ação desta manhã, conduzida pela Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor) e pela Coordenadoria Geral de Assuntos Legislativos (Cogel), promoveu orientação aos participantes sobre a representação política e os setores que compõem a Casa.
O coordenador Legislativo da CMFor, Isac Holanda, explicou que o objetivo é qualificar os jovens parlamentares para as sessões simuladas que serão realizadas ao longo do ano.
“Hoje, eles estão chegando para o primeiro contato com a Casa, para serem recebidos pelos vereadores e assistir a uma parte da sessão plenária. Além disso, a gente vai ter um momento de qualificação para explicar para eles como é que vai ser o funcionamento das sessões simuladas da qual vão participar”, afirmou Isac.
A coordenadora de Formação Cidadã da Escola do Parlamento (EPFor), Vanessa Costa, destacou a importância da ação na preparação dos estudantes para a experiência parlamentar.
“É uma honra para a Escola do Parlamento proporcionar esse momento de formação para os jovens que integram o ‘Parla, Jovem!’. Neste primeiro momento, eles participam de uma formação cidadã, e esse aprendizado terá impacto direto no mandato que irão exercer no programa e também na formação deles como cidadãos”, ressaltou Vanessa.
A formação incluiu uma conversa no Auditório Ademar Arruda sobre inclusão e cidadania com a gestora de Inclusão da CMFor, Lívia Vasconcelos. “A maior parte das propostas do ‘Parla, Jovem!’ foi voltada à temática da inclusão, então ficamos felizes em perceber que muitos jovens já estão pensando no coletivo e na diversidade. Nosso objetivo com essa conversa de hoje foi mostrar as ações desenvolvidas pela Câmara nessa área e incentivá-los a continuar propondo mudanças que contribuam para uma cidade mais inclusiva”, afirmou Lívia.
Vivência Parlamentar
Como parte da ação formativa, os estudantes conheceram o Plenário Fausto Arruda e acompanharam o andamento de uma sessão ordinária, enquanto o presidente Leo Couto explicava o rito e as etapas da atividade legislativa.
A estudante Eloá Lavine, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Deputado Roberto Mesquita, do bairro Vila Velha, destacou que a experiência contribuiu para compreender melhor o funcionamento do Legislativo e a importância da representação popular. “Foi muito importante para conhecer e entender melhor como vai funcionar a dinâmica do ‘Parla, Jovem!’. Foi um momento de aprendizagem e uma sensação incrível entender qual é o papel do vereador na sociedade e compreender que o vereador não representa só uma pessoa, mas sim milhares de pessoas de uma cidade”, resumiu a jovem representante.
O estudante Davi Lucas, da EMTI Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho, do bairro Presidente Kennedy, ressaltou o entusiasmo com a formação e a expectativa para iniciar o mandato como jovem representante. “Estou achando muito massa. A gente está aprendendo muito e conhecendo mais sobre como tudo funciona aqui na Câmara. Estou muito animado para começar a exercer o mandato e espero que o meu projeto dê certo”, afirmou.
Realizado pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o “Parla, Jovem!” reúne 24 estudantes eleitos nos seis distritos educacionais da capital para uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo. Ao longo do programa, os jovens vivenciam etapas que reproduzem a atividade parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.
Clique e veja a cobertura completa:
Fotos: Luciano Melo e ZeRosa Filho