
O auditório da Escola de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira se transformou, nesta quinta-feira, 25, em plenário da Câmara de Fortaleza. A unidade recebeu uma sessão ordinária itinerante do Legislativo como parte da programação da 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa que aproxima o Parlamento da população.
A sessão reuniu estudantes, educadores e moradores da região, que acompanharam de perto os debates e puderam vivenciar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo e conhecer o processo de tomada de decisões que impactam o seu dia a dia na cidade.
O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), reforçou a importância do “Nossa Casa é de Todos” para despertar o interesse dos jovens pela política de forma participativa.

“Hoje, estamos, pela primeira vez, em uma escola de ensino médio. Daqui a pouco esses jovens irão para a faculdade, para o mercado de trabalho, e vão entender o quanto a política impacta na vida deles, nas mudanças que ocorrem na nossa cidade e sociedade. Muitas vezes eles não se interessam pela política por não entender o poder transformador dela em suas vidas. Quando eles participam, apresentam propostas e entendem a função do vereador, essa discussão chega também às famílias e aos amigos”, disse.
Alunos ganham voz na sessão
A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Ana Kercia, utilizou a Tribuna e contou que já teve contato com a Câmara durante a realização de um trabalho da feira científica sobre racismo ambiental, quando entrevistou o vereador Gabriel Aguiar (PSOL).

Para Kercia, a presença dos vereadores no ambiente escolar fortalece o diálogo com a juventude e cria um espaço para que os alunos apresentem reivindicações. “É uma oportunidade para a gente falar sobre questões que tem impacto no nosso dia a dia. São pautas simples, mas que os vereadores podem resolver”, destacou.
Ana também aproveitou a ocasião para agradecer aos parlamentares pela aprovação da ampliação do Passe Livre estudantil para os fins de semana, feriados e férias.
“Utilizo o transporte público para ir à escola, venho de ônibus, e sei que essa é a realidade de muitos alunos da rede pública. A nossa cidade possui muitos espaços que contribuem para a nossa formação, como o Centro Dragão do Mar, a Biblioteca Pública Estadual, que ampliam nosso conhecimento e enriquecem nossa vivência cultural. Por isso, considero de extrema importância que os estudantes possam se deslocar pela cidade sem o peso do custo da passagem. O Passe Livre representa mais acesso à educação, à cultura e às oportunidades.
O aluno do 2º ano, Janderson dos Santos de Oliveira ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o diálogo entre os jovens e o Poder Legislativo. Segundo ele, a experiência de conhecer a Câmara já havia despertado o interesse dos alunos pela política e pelo funcionamento dos debates parlamentares.

“No mês passado, a gente fez uma aula de campo na Câmara. Foi algo bem interessante. Eles ensinaram muito sobre como funciona a política e os debates. Foi uma experiência muito marcante para a gente”, relatou.
Para o estudante, a realização da sessão na sua escola representa uma nova oportunidade de participação. “Como a gente foi para lá e agora eles vêm até aqui, acho que vamos ter mais liberdade para nos expressar, falar o que sentimos e entender melhor o que eles querem passar para a gente e o que nós também queremos passar para eles”, afirmou.
Câmara leva serviços para comunidade da Regional 7
O “Nossa Casa é de Todos” estende sua programação no sábado, 27, na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos, como a Carteira de Identidade Nacional, CPF e cartões de transporte até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra. Além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.
Serviço “Nossa Casa é de Todos“
Dia 27/06, a partir das 8h: Serviços, consultas e atrações culturais na pracinha (Travessa nova Jerusalém, 44, esquina com Av. Evilásio Almeida Miranda, 1165 – Sapiranga-Coité)
Saiba Mais: “Nossa Casa é de Todos” desembarca na Regional 7
Assista à sessão solene na íntegra:
Veja as fotos da sessão:
Fotos: ZeRosa Filho

