Durante o Pequeno Expediente desta quinta-feira (25), os vereadores debateram temas como a educação e a relevância das festividades juninas para os fortalezenses. A sessão plenária foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, durante a atividade de abertura do programa “Nossa Casa é de Todos”, cuja próxima edição deverá ocorrer após o período de recesso parlamentar.
O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) falou sobre a descentralização de serviços promovida pelo programa “Nossa Casa é de Todos”. “É o momento em que a gente aproxima ainda mais o Legislativo das comunidades e das pessoas”, ressaltou o vereador.

O parlamentar destacou, ainda, o variedade de cursos profissionalizantes oferecidos pela EEEP Jaime Alencar de Oliveira, ressaltando a presença, na sessão, do jovem Daniel Hildeson, que foi estudante da unidade escolar e agora atua profissionalmente na comunicação da CMFor. “A educação é a porta de entrada para os profissionais e é a educação que vai valorizar o futuro e o presente dos jovens”, destacou o parlamentar.
Ainda na temática da educação, a vereadora Adriana Pedrosa (PT) repercutiu a aprovação, na sessão plenária desta quarta-feira (24), do Projeto de Lei Complementar nº 19/2026, que inclui os assistentes de Educação Infantil na carreira do magistério público de Fortaleza.
“Uma importantíssima conquista, realizada por esta Casa Legislativa antes de qualquer Estado e Município, e que representa uma grande importância na valorização da profissão de educador”, afirmou a parlamentar. A alteração beneficia, diretamente, 223 servidores efetivos, cuja carreira agora passa a integrar, formalmente, a carreira do magistério.
O vereador René Pessoa (União Brasil) ressaltou a importância das festividades juninas para a população do Nordeste do Brasil. “Esse mês tem, para os nordestinos, um sabor que outras regiões do nosso país não têm. É uma festividade importante para o povo fortalezense e para o povo cearense”, destacou, ressaltando elementos culturais como danças, músicas e comidas juninas.
A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) prestou homenagem à jovem Perlinha, moradora do bairro Barra do Ceará, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (25). Ao lamentar a perda, a parlamentar destacou a atuação da jovem na área cultural e sua participação na Quadrilha do Cumpade Pedro, da Paróquia de São Pedro. “Era uma jovem de 24 anos que faleceu nesta madrugada, e era atuante na área da cultura, fazia parte da Quadrilha do Cumpade Pedro, da Paróquia de São Pedro. Uma jovem encantadora, maravilhosa e solidária”, ressaltou. Em seguida, a vereadora solicitou um minuto de silêncio em sua homenagem.
Fotos: Luciano Melo e ZeRosa Filho